QUEM SOMOS

O SINDPÚBLICOS - MG nasceu em 1992, herdando um patrimônio valioso que eram os servidores da MinasCaixa, então filiados a ASSEMI (Associação dos Servidores da MinasCaixa).

Com a liquidação da MinasCaixa e a absorção de seus funcionários pelo Estado, era necessário uma entidade mais abrangente que a ASSEMI para manter estes servidores organizados nos diversos órgãos do Estado e ampliar sua base de atuação.

O SINDPÚBLICOS - MG surge, então, com a missão de organizar o funcionalismo e fortalecer a luta geral dos servidores públicos.

De lá para cá, o Sindicato cresceu. Atraiu setores importantes como os Agentes de Segurança Penitenciários, servidores da Segurança Pública, servidores Função Pública, servidores do IMA, servidores do IPEM, entre outros. Hoje o nosso sindicato possui filiados em todas as secretarias e órgãos do Estado. E mais: o SINDPÚBLICOS - MG conseguiu manter unidos e filiados, mesmo passados todos estes anos, os ex-servidores da MinasCaixa. Nosso maior patrimônio é você: o servidor público!

NOSSAS CONQUISTAS

Unidos, somos mais fortes! No meio de quase meio milhão de servidores públicos, somos apenas um punhado de trabalhadores. Porém, aguerridos trabalhadores. Essa garra nos garantiu:

- Emprego para todos os servidores da MinasCaixa;

- Preservação da Previcaixa (como Previminas);

- Aumento da jornada de trabalho de 6 para 8 horas na Fazenda e outras secretarias com ganho real nos salários;

• Retomada do IPSEMG como órgão dos servidores e para os servidores;
  • Equiparação salarial entre Agentes de Segurança Penitenciários e Carcerários;
  • Não pagamento de 3,5% pelos aposentados a título de contribuição para aposentadoria.
  • Aprovação da PEC-39 (regularização da função pública);
  • Retomada da vantagem pessoal dos ex-MinasCaixa;
  • Aprovação dos Planos de Carreira para todos os órgãos e secretarias;
  • Pagamento até o quinto dia útil do mês;
  • Implantação das tabelas salariais

AS PROXIMAS BATALHAS

A vantagem pessoal e a regularização da função pública são apenas duas batalhas vencidas. Elas são importantes, mas a guerra não acabou. O salário, como um todo, está aviltado.

Nossa luta é maior.

• Precisamos de uma política salarial que garanta a recomposição dos nossos salários;
  • Precisamos unir os aposentados na defesa dos seus direitos em receber os mesmos benefícios dos servidores ativos;
  • Precisamos garantir um IPSEMG com qualidade de atendimento;
  • Precisamos garantir uma Data-Base para reajuste de nossos salários;
  • Precisamos exigir do governo o reposicionamento por tempo de serviço e escolaridade adicional.
  • Precisamos recompor as tabelas salariais de algumas categorias que ficaram defasadas.Estas são apenas algumas das nossas reivindicações e das lutas que estamos travando, virão outras e estaremos prontos.

Desde que surgiu, em 1992, o SINDPÚBLICOS - MG abraçou as causas dos servidores, por entender que o trabalhador merece um mínimo de respeito.

O Estado deveria ser o primeiro a respeitar seus Trabalhadores, mas, é, atualmente, o primeiro a desrespeitá-lo.

Rua Juiz de Fora, 284 - 2º Andar - Barro Preto - Belo Horizonte / MG - CEP: 30.180-060
Telefone: (31) 2121-8100 | e-mail: sindpmg.bh@terra.com.br