{"sucesso":true}
Sindpublicos | Institucional

HISTÓRIA

O SINDPÚBLICOS - MG foi criado em 1992, com o objetivo de organizar o funcionalismo e fortalecer a luta geral dos servidores públicos.

Com a liquidação da MinasCaixa e a absorção de seus funcionários pelo Estado, os filiados à ASSEMI (Associação dos Servidores da MinasCaixa) precisavam de uma entidade mais abrangente, que pudesse mantê-los organizados nos diversos órgãos do Estado e ampliar sua base de atuação. O SINDPÚBLICOS - MG surgiu então herdando um patrimônio valioso, que eram esses servidores da MinasCaixa.

De lá para cá o Sindicato cresceu. Atraiu setores importantes como os Agentes de Segurança Penitenciários, servidores da Segurança Pública, servidores da Função Pública, servidores do IMA, servidores do IPEM, entre outros.

Ao longo dos anos o SINDPÚBLICOS - MG conseguiu manter, unidos e filiados, os ex-servidores da MinasCaixa e hoje o Sindicato possui filiados em todas as secretarias e órgãos do Estado, mantendo sua representatividade frente ao Governo na luta em prol dos servidores estaduais.

Desde a sua fundação, o SINDPÚBLICOS - MG abraçou as causas dos servidores, por entender que o trabalhador merece um mínimo de respeito.

Nossas Conquistas

Unidos, somos mais fortes! No meio de quase meio milhão de servidores públicos, somos apenas um punhado de trabalhadores. Porém, aguerridos trabalhadores. Essa garra nos garantiu:

  • Emprego para todos os servidores da MinasCaixa;
  • Preservação da Previcaixa (como Previminas);
  • Aumento da jornada de trabalho de 6 para 8 horas na Fazenda e outras secretarias, com ganho real nos salários;
  • Retomada do IPSEMG como órgão dos servidores e para os servidores;
  • Equiparação salarial entre Agentes de Segurança Penitenciários e Carcerários;
  • Não pagamento de 3,5% pelos aposentados a título de contribuição para aposentadoria.
  • Aprovação da PEC-39 (regularização da função pública);
  • Retomada da vantagem pessoal dos ex-MinasCaixa;
  • Aprovação dos Planos de Carreira para todos os órgãos e secretarias;
  • Pagamento até o quinto dia útil do mês;
  • Implantação das tabelas salariais.

DIRETORIA

Diretor Função Pública
Carlos Alberto Nogueira
Diretor Jurídico
Domingos Teodolindo Costa Mota
Diretor de Aposentados
Alcenira Ferreira de Matos
Diretor Educacional
Eduardo Sergio Coelho
Diretor Coordenador Político
Geraldo Antonio Henrique da Conceição
Diretor Defesa Social
Hugo Barbosa de Paulo
Diretor Seplag
Natan Pereira

Diretor Fazendário
Ronaldo Luz Machado
Diretora Financeira
Inês Aparecida Soares
Diretor Intersindical
Pasqualle Scovino
Diretor Administrativo
Cláudio Roberto Ferreira Utsch
Diretor Secretário Geral
Anderson Rogerio da Rocha
Diretor de Assuntos da Minascaixa
Carlos Kleber Bechir

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nossa luta por melhorias é contínua e abrange diversas áreas, para atender a uma larga escala de servidores. Conheça algumas dessas áreas.

Defesa Social

O SINDPUBLICOS-MG representa os servidores administrativos dos sistemas prisional e socioeducativo: Analistas, Assistentes e Auxiliares.

Aposentados

O SINDPUBLICOS-MG tem como responsabilidade mobilizar e organizar os aposentados, tendo em vista a defesa e garantia de seus direitos; assessorar a Diretoria Executiva nas negociações coletivas, com vista à extensão e melhoria dos direitos da categoria e promover e celebrar convênios para o desenvolvimento de atividades relacionadas à terceira idade, tanto nas áreas culturais, política e social, visando à integração dos inativos.

Ipem

O SINDPÚBLICOS-MG também representa os servidores administrativos do IPEM-MG visando melhorias para a categoria e o fortalecimento das carreiras.

Função Pública

O SINDPUBLICOS-MG igualmente cuida dos interesses dos servidores que passaram para o Regime Jurídico Único através da Lei 10.254 de 1990.

Ex-MinasCaixa

O SINDPUBLICOS-MG acompanha e representa os ex-servidores da Minascaixa junto a ASSEMI, Fundação Libertas e demais entidades, nos assuntos que lhes interessem. Além disso, mantém informações atualizadas sobre as ações específicas dos ex-servidores Minascaixa, promove o atendimento aos filiados da ASSEMI, bem como, acompanha o processo de sucessão da ASSEMI.

Educação

O SINDPUBLICOS-MG representa os Assistente Técnico Educacional – ATE, Assistente de Educação – ASE e Analista Educacional – ANE das Superintendências Regionais de Ensino e o Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Seplag

O SINDPUBLICOS-MG também representa e atua a favor dos interesses dos Agentes Governamentais, Gestores Governamentais, Auxiliares de Serviços Governamentais e Oficias de Serviços Operacionais da Seplag. Também representa os Auxiliares de Serviços Governamentais e Oficias de Serviços Operacionais lotados nas demais Secretarias.

Polícia Civil

Os servidores administrativos da Polícia Civil, quais sejam, Analista, Auxiliar e Técnico Assistente, também são representados pelo SINDPUBLICOS-MG.

AGE

Também são representados pelo SINDPUBLICOS-MG os servidores administrativos da AGE, que compreendem os Agentes Governamentais e os Gestores Governamentais.

Fazenda

A base do SINDPUBLICOS-MG na Secretaria de Estado da Fazenda é formada pelos Técnicos Fazendários de Administração e Finanças e pelos Analistas Fazendários de Administração e Finanças.

Idene

Os servidores administrativos do Idene - Analista, Auxiliar e Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social - também fazem parte do rol de servidores públicos representados pelo SINDPUBLICOS-MG.

ESTATUTO DO SINDICATO

Clique aqui para baixar o estatuto

ESTATUTO DO SERVIDOR

Clique aqui para baixar o estatuto

REGIMENTO INTERNO

Clique aqui para baixar o regimento